quinta-feira, 15 de abril de 2010

Wall-e

Onde está o real valor das coisas?
Eu ainda acho que está nas coisas pequenas e (aparentemente) insignificantes.
Insignificante pra mim é: aquilo que é desprovido de significado!
Segundo o dicionário insignificante é: 1 Que nada significa. 2 Que não tem valor; sem importância. s m+f Pessoa sem importância.

E o que tem significado pra nós? O que é que tem sentido?

Certa vez ouvi que "onde está seu coração, aí está seu tesouro" e nunca me esqueci disso. O nosso tesouro é aquilo que nos é sagrado, aquilo que buscamos e/ou queremos preservar.
O Wall-e é um robozinho que é mais humano do que muitos de nós. Outro dia parei para pensar sobre os meninos que ficam ali no Anhangabaú... é muito revoltante vê-los naquela situação, é triste pensar que aqueles meninos não tem casa, não tem comida, não tem carinho e não tem nem o nosso olhar. Porque todos os dias passamos por eles e, talvez por comodidade ou por medo, fazemos de conta que eles não existem. Aí eu volto ao Wall-e: percebeu que ele estendia a mão para todas as pessoas pelas quais ele passava? Percebeu que ele olhava nos olhos de todos que passavam por ele? Eu percebi!
E me senti menos humana que ele.
Em muitos momentos paramos para pensar em como o mundo é injusto, em como SP é uma cidade cinza, cheia de lixo e rodeada pelas mazelas socias. Mas, sinceramente, quanto tempo gastamos tentando levantar meios de fazer algo para que isso mude? Quanto tempo dedicamos pra olhar o mundo com olhos de compaixão? Quanto tempo gastamos dizendo bom dia?
Hoje um onibus cheio de crianças parou do meu lado e duas meninas me chamaram! Me senti muito importante, aí ela disse que estava indo ao teatro e me desejou um bom dia!
Mais tarde uma menina, que brincava em um orelhão, me ofereceu o fone e fiz que não com a cabeça e fiz cara de que não queria falar com a pessoa do outro lado... ela ficou rindo.
Vivo me perguntando o que posso fazer pelas pessoas que estão "abandonadas", a mercê do destino... Agente tem mania de querer fazer o grande e esquece de fazer o minimo. Existem muitas coisas ao nosso alcance que deixamos de fazer porque preferimos esperar que o governo ou 'alguém melhor' faça.
Porque não podemos ser esse alguém melhor? É sempre mais fácil esperar pelo outro e colocar a culpa no "sistema". Eiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... nós somos parte desse tal sistema e se não fazemos nada pra melhorar, então compactuamos com ele. Viramos aqueles humanos gordos e sedentários do filme que estão tão ocupados com as suas vidinhas mediocres que se esquecem de olhar pro lado e ver a vida real.
Sabe o que acho mais bonito no Wall-e? Essa capacidade de viver o presente e resignificar tudo.

Foi exatamente por isso que escolhi fazer palhaço. Porque o palhaço é um Wall-e, alguém que quebra esse ritmo cotidiano e ousa jogar cor nas paredes enquanto canta. Alguém que joga o anel fora e fica com a caxinha na mão. As mãos dadas... ah... Eu não me esqueço das mãozinhas dele entrelaçadas, esse era o tesouro dele, era ali que estava seu coração. Não consigo me esquecer da voz dele chamando a E.V.A. É só isso que ele quer e é por conta desse querer que todo resto acontece.



O palhaço vê o mundo como possibilidade, como oportunidade... é sempre algo novo que se oferece a cada esquina. Cabe a nós ver e resignificar.

By Gislaine Pereira



P.s.: se puderem (e quiserem) vejam:
http://www.youtube.com/watch?v=kmw1yYRdDOM&feature=related




Um comentário:

  1. Eu não acredito que demorei dois anos para ver o filme que mudou o meu jeito de olhar o mundo. Quando walle estreiou em 2008 eu não imaginava que fosse tão bom assim e simplesmente ignorei o filme,não assiste e pronto,mas o mundo da voltas,recentemente resolvi baixar pelo programa ares algums filmes de animação para os meus sobrinhos,na lista estava o wall-e e quando estava conferindo os filmes comecei por ele já que tinha assistido aos outros antes,confesso que chorei na frente do monitor o filme é lindo tem uma historia que podemos chamar até de simples mas quem numca teve um amor assim?que só temos o objetivo de segurar na mão da pessoa amada,esse robozinho conseguio até que eu olhase com outros olhos para as baratas "PARA AS BARATAS",eu me emociono até hoje com as cenas simples e ao mesmo tempo magistrias do filme,como aquela em que ele esta do lado defora da nave em que a eva está,ele bate na janela,chama a eva e aponta para as estrelas (eva,ooooo!)tenho o maior carinho por esse filme agora e vira emexe eu o assisto para preservar um pouco da humanidade que estamos perdendo,faço como ele que toda vez que chega de um dia de trabalho compactando lixo chega em casa e a primeira coisa que faz é colocar a fita do filme que mais gosta para relaxar um pouco.WALL-E sendo um robô é um exemplo de como poderiamos ser com os outros, carinhoso atencioso e acima de tudo humanos.

    ResponderExcluir