quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Da pedagogia de aprendizagem (minha e/ou nossa)

Devemos aprender a aprender sozinhos, e apreender o máximo de conhecimento que pudermos. E apreender nem é a palavra exata, talvez reter seja melhor... Devemos reter o conhecimento em nós, mas também não é reter... é mais que isso. O conhecimento deve fazer morada em nós, frutificar, transgredir seu estado primeiro e ir além, bem além do que era quando veio habitar aqui. Então não é uma questão de "reter" conhecimento, não temos que acumulá-lo, temos é que fazê-lo crescer em nós, até o ponto de ultrapassar-nos!
E o aprendizado, mesmo quando é acompanhado, é sempre solitário. Você só aprende o que VOCÊ aprende. Mas isso não é também, tornar-se ignorante, egocentrico, mesquinho... é só uma tomada de consciencia. Devemos aprender a aprender sozinhos e também a tornar a viajem alheia um tanto mais saborosa.
É esquizofrenico falar, eu sei... mas faz muito sentido viver!
Agente tem que ir sempre adiante. Não dá pra parar... E na correria temos que aprender a sorrir! Nos divertir no sério e ficar sério no meio daquilo que é muito divertido.
Adelante amigos!!!
O caminho é pesado daqui por diante, mas é muito leve se agente souber caminhar... é só uma questão de ajustar os passos!

Gislaine Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário